Total de girassóis visitantes

04 dezembro 2008

Você tem vergonha de ser honesto?


Ultimamente tenho passado por diversas situações que me fizeram crêr que eu estava sendo rodeada de algumas pessoas desonestas, embora seja normal nos dias de hoje, não devia(...)

A rotina hoje sufoca e o que mata é o costume, que nos faz conviver com pessoas assim dia após dia. Mas como eu costumo pensar; a vida é feita de escolhas, não somos obrigados a ter que aguentar certos tipos de situações(...)

Ao falar de desonestidade lembrei de um homem bastante conhecido. Rui barbosa. Escritor, jurista, diplomata e orador, deixou uma escrita que nos faz refletir até hoje, tem bastante tempo isso, mas serve perfeitamente pros dias de hoje como reflexão.

Parece que quanto mais vivemos mais nos deparamos com pessoas desonesta.


Só um trecho do que ele escreveu:

"de tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto..."


Das duas uma(...) Ou escondes de ti o teu verdadeiro ser ou mentes e dizes que és aquilo que não és(...)

Existem muitas pessoas em diversos tipos de ambientes que se deixam levar pela opinião alheia, facilmente se rendem a desonestidade com a justificativa de que "todo mundo faz" e isso nos faz pensar muitas vezes que são realmente todos iguais.

Mesmo que "todo mundo faça, ou que todo mundo seja igual", cada um será responsabilizado, individualmente, diante da própria consciência.

E nessa hora em que estiver em sua plena conscieência estará só, não terá testemunhas de defesas a não ser seus próprios atos.

Seja você, seja esperto, não seja igual a maioria agindo com desonestidade, seja ela por dinheiro ou qualquer outro benefício, não levará isso contigo, o que levará mesmo é a consciência tranquila, caso não tenha agido de má fé aqui na terra.

O único patrimônio que realmente lhe pertence é o seu nome a sua honradez, não o desperdice com coisinhas simples assim, efêmeras que só pertencem a terra.

O mais engraçado sabe o que é? Aposto que irão concordar comigo.

Pessoas assim sempre contam com pessoas dignas. Claro! Tem que se esconder atrás de alguém correto, não é mesmo, tem que ter uma defesa, em quem confiar. Porque eles não confiam nem mesmo neles.

Devido a isso vários impérios, "supostos impérios" desabam por simples falta de ética. Não é isso que vemos nos jornais, revistas, rádio(...) todo dia empresas, intituições, ministérios, bancos(...) vindo a falir simplesmente por forjar resultados, fraudar documentos, enganar, extorquir(...)

É lógico que ainda existem pessoas honestas, que agem com transparência, que preferem apostar numa relação de confiança.

Tá certo também que a gente não cria confiança assim do dia pra noite, mas vamos tentando fazer da melhor maneira possível, e no primeiro sinal de confusão, ou seja na primeira confusão, nos damos conta de que não estamos no lugar certo, e ai nos cabe agir com honestidade; ou ficamos no meio do erro deixando se passar batido, dando assim a chance de acontecer novamente, ou se pulamos fora de uma vez. Alguns preferem acompanhar o erro, é normal, ou são pessoas de cabeça fraca ou gostam de estar em desonestidade, onde no final acaba se tornando uma regra geral de conduta.
Vivo a minha vida até hoje me preocupando sempre se estou sendo honesta e digna com os outros, por muitas vezes me tornei chata cobrando isso das outras pessoas. Mas isso não adianta mais não, tenho que ser unicamente e exclusivamente honesta com o meu "eu" isso sim me faz ter paz interior.
Lógico que me preocupo sim mas não me atormento mais, pois exemplos bons têm ai pra todo lado e as pessoas sempre acham e cabe a elas seguí-los.
Mas é preciso ter a mente muito forte para aguentar a pressão, porque a sociedade detona quem tenta seguir um caminho certo.


A verdade é que se somos desonesto:

*Vamos sentir culpa em vez de paz.

*Vamos ficar envergonhados quando apanhados.

*A teia de engano e mentiras vai aumentar.

*Gente conhecida não confiará em nós.

*Os nossos relacionamentos ficarão desfeitos.
Deus é verdadeiro. Ele não mente, Ele não engana ninguém. Há muitos séculos Ele falou ao seu povo:
'Não furtarás'

'Não mentirás'

'Não dirás falso testemunho contra o teu próximo'


Porque Ele sabe que estas coisas estragam as nossas vidas.


"Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que praticam a verdade são o seu deleite." (Provérbios 12.22)
Não apresses aquilo que queres ser(...)
Acabas por estragar o processo que "a fonte superior te prepara".
Sonhe(...)voe dentro de vós. Mostre o que tem de melhor. Mostre toda a fantasia que vos assalta, assim como as crianças. Elas são sinônimos de pureza porque elas deixam trasparecer o seu mundo interior, sem mentiras, sem fingimento, são honestas consigo e com os outros.
Viva de acordo com o seu mundo assim como as crianças! Deixe transparecer a sua essência(...) fora todas as influências ruins. Haverá melhor exemplo do que uma doce e inocente criança?
Isso me fez lembrar um lindo louvor, vai aí a letra pra refletir;

Quero ser como criança
Te amar pelo que és
Voltar a inocência
E acreditar em Ti
Mas às vezes sou levado
Pela vontade de crescer
Torno-me independente
E deixo de simplesmente crer
Não posso viver,
longe do teu amor, Senhor
Não posso viver, longe do teu afago, Senhor
Não posso viver, longe do teu abraço, Senhor
Abraça-me, abraça-me,
Com Teus braços de amor.
Seja criança hoje nos braços do Senhor, se renda a Ele, peça Ele para te abraçar!
Viva uma vida honesta, e só assim terá alegria, paz, respeito dos outros, e bons relacionamentos. Começe hoje a ser honesto com Deus, confessando todas as mentiras e enganos, e pedindo-Lhe perdão. Ele promete perdoar uma pessoa sincera.
Porque és filho dEle! Ele te ama!

"Cada um colherá infalivelmente aquilo que houver semeado."


Vergonha de ser honesto. JAMAIS!
(L.D.)